quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cid Gomes esclarece vídeo em que aparece falando com empresários sobre "rolo


 
O governador Cid Gomes, em visita-surpresa à Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, 7, tentou explicar um vídeo divulgado nas redes sociais no qual aparece falando sobre desapropriações durante as obras do Metrofor, às quais se refere como "rolo".

Após exposição sobre o andamento das obras do projeto, Cid Gomes deu a definição da palavra “rolo” segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa: "transação comercial em que os contratantes entram com dinheiro e com outros valores, estimados globalmente". "Não há nada de pejorativo, no sentido de 'enrolado'", explicou Cid.

O vídeo foi gravado durante uma festa da Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará (Coopercon), na qual foi escolhido como homenageado da noite.

Segundo o governador, as desapropriações de que falava no vídeo se referiam às da Linha Leste do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deve ter estações em locais privados, como as ruas Nunes Valente e Leonardo Mota e nos bairros Papicu e Cidade 2000.

Ainda de acordo com Cid, as desapropriações deverão ser executadas em uma operação formal, em alguma modalidade jurídica para estabelecer a relação entre o público e o privado.

“Isso não é nenhum ovo de Colombo”, comentou o governador, comparando o uso de imóveis particulares para a instalação de estações de metrô em Paris, nas Galerias Lafayette, e em Nova Iorque, na loja de departamento Bloomingdale’s, com o caso do Metrofor.

O governador ainda explicou que o pagamento das indenizações de desapropriação deverá ser feito através de recursos disponíveis pelo Estado. Com a desapropriação, haverá uma verticalização da estação que deverá ser de uso da iniciativa privada, após seleção através de edital.

Ainda de acordo com Cid, o uso do local pela iniciativa privada seria durante determinado tempo, para que se pudesse obter lucro, até que ele volte ao patrimônio do metrô e ter sido pago o valor da indenização da desapropriação. "A minha preocupação é economizar para o poder público", acrescentou Cid.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário