quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Grendene: muitas empresas em uma

Investir no parque industrial foi a forma que a Grendene encontrou para ser tantas empresas numa só

Incentivos fiscais e mão-de-obra abundante fizeram da Grendene gigante em produção e exportações
Maior empresa calçadista do Brasil em número de pares e maior produtora mundial de sandálias, a Grendene dispensa apresentação formal. Originária de Farroupilha, no interior do Rio Grande do Sul, desembarcou no Ceará via incentivos fiscais e hoje gera, somente no município de Sobral, 15 mil empregos diretos, ocupando uma área de 166.128 metros quadrados. Possuiu, ainda, fábricas no Crato e em Fortaleza.

Para José Nelson Rossi, gerente geral de Operações da Grendene de Sobral, o Prêmio Contribuintes representa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito com muita seriedade. “Iniciativas como esta encorajam as empresas a entenderem que o País tem um rumo de crescimento”, disse.

Diversidade de atuação

Investir no parque industrial não é apenas uma necessidade, é a forma que a Grendene encontrou para ser tantas empresas numa só. Com tecnologia de ponta, fábricas de Primeiro Mundo e seguindo normas internacionais de produção, a Grendene tem força para atuar nos mercados adulto, adolescente, infantil e baby.

Hoje, a empresa já contabiliza sete unidades fabris em Sobral. No total, são 13 unidades, espalhadas nas regiões Sul e Nordeste do País.

A Grendene apresenta faturamento declarado de R$ 1 bilhão no Ceará. Nas unidades de Sobral, cerca de 25% da produção são destinados à exportação, o que resultou na liderança da empresa, nas exportações cearenses de calçados por firma, com US$ 20,682 milhões. As vendas ao mercado internacional começaram em 1979 e têm forte presença de mercado: seguem para, aproximadamente, 85 países.

20% das exportações

Hoje, a Grendene responde por cerca de 20% das exportações brasileiras de calçados. Em 2006, esse índice foi de 16%. Os dados refletem o fortalecimento e a consolidação das marcas da Grendene no mercado global.

A Grendene detém marcas como Melissa, Rider, Grendha, Ipanema Gisele Bündchen, Ipanema, Grendene Kids, Grendene Baby e Ilhabela, e, ainda, de diferentes licenciamentos de celebridades e personagens infanto-juvenis.

A empresa conta hoje com cerca de 20 mil funcionários e capacidade total instalada — nas unidades do Sul e Nordeste — de 176 milhões de pares/ano, além de matrizaria e fábrica de PVC para consumo próprio. Em 2004, abriu seu capital e passou a ter ações ordinárias negociadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).(Regional DN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário