quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Imaculada Conceição


Católicos do mundo inteiro comemoram, hoje, o Dia de Nossa Senhora da Conceição, título máximo dado, pela Igreja Romana, à mãe de Jesus Cristo. Festa em nada menos que 35 municípios cearenses que escolheram a santa como padroeira — Acaraú, Amontada, Aracoiaba, Bela Cruz, Cascavel, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Granjeiro, Guaramiranga, Hidrolândia, Iracema, Ipaumirim, Ipueiras, Itapiúna, Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Madalena, Martinópole, Mauriti, Meruoca, Milhã, Moraújo, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Pentecoste, Pindoretama, Porteiras, Potiretama, Quixeré, Redenção, Sobral, Tururu, Quiterianópoles. No entanto, no norte do Ceará, distrito de Almofala, Município de Itarema, distante 220 quilômetros de Fortaleza, no local onde foi erguida a primeira Igreja dedicada à Imaculada da Conceição no Ceará, o silêncio é profundo.
E não é para menos. Desde a madrugada de 23 de outubro de 2006, quando a imagem da santa, talhada em madeira policromada, datada do século XVIII, foi furtada, a Igreja que é tombada como Patrimônio Histórico Nacional, está com portas e janelas cerradas. Além de Nossa Senhora, também foram retiradas do altar, sem deixar vestígios, as imagens sacras de São José de Ribamar (São José de Botas), Nossa Senhora do Rosário e um crucifixo banhado a ouro, todas relíquias históricas.
Na época do furto, Almofala recebeu visita de policiais da Interpol (agentes da Polícia Federal que integram a Polícia Internacional), de policiais da Delegacia Regional de Itapipoca e de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Mesmo assim, até agora, não há indícios dos bens furtados.
O superintendente do Iphan, Romeu Duarte Junior, disse que “lamenta profundamente” que, no dia da grande procissão de Nossa Senhora da Conceição, a imagem secular não esteja presente, mas ressaltou que a descrição das peças furtadas estão na lista dos “Bens Culturais Procurados” e disse que a Gerência de Bens Móveis e Integrados (Gemov) está divulgando informações sobre os furtos e a Polícia Federal está atuando no sentido de localizar o patrimônio.
“Encaminhamos todos os dados e a Polícia Federal está realizando diligências em aeroportos, leilões de arte e antiquários, locais por onde esse tipo de bem pode escoar. Estamos muito tristes, não há registros no Ceará de um roubo como este”.

INFORMAÇÕES — Quem souber notícias de peças do Patrimônio Cultural Brasileiro desaparecidas, pode escrever para a Polícia Federal - SCS Quadra 02 - Edifício Serra Dourada – 4º Andar, em Brasília (DF), CEP 70.300-902 ou entrar em contato pelos telefones (61) 3321-8487, 3321-8321; fax (61) 3321-2646; interpol@dpf.gov.br.

Na zona norteUma imagem que chama atenção na Catedral de Sobral é da Procissão de Passos de Jesus Cristo. Segundo a pesquisadora Giovana Mont´Alverne Girão, as imagens dessa procissão são de notável beleza e foram adquiridas por padre João Ribeiro, cura e vigário da Vila de Sobral, no final do século XVIII. Há registros históricos da celebração da primeira Semana Santa em Sobral, na Capela da Fazenda Caiçara, em 14 de abril de 1759.
A procissão consta da imagem do Senhor dos Passos, acompanhada pelos encapuzados, sendo iluminada apenas por tochas e saindo da Matriz em direção à Igreja do Rosário. O momento maior da procissão é o encontro da Imagem de Nossa Senhora da Soledade com a do Senhor dos Passos. Desde 1908, que se celebra o encontro nesse local.
 Nossa Senhora da Conceição,padroeira de Sobral,da Diocese e da Paróquia da Sé;Em comunhão com a diocese que se prepara para o  seu centenário em 2015,vivenciando o Ano Mariano iniciado em Agosto de 2011 com encerramento em Agosto de 2012.
Escolhemos,como tema central da festa "Maria,estrela da evangelização",com o objetivo de mostra a todos os cristãos católicos o exemplo de Maria,discipula e missionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário