terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Sistema de videomonitoramento tem início hoje na Capital

Os equipamentos instalados nas ruas e avenidas de Fortaleza apresentam tecnologia de ponta. A câmera vem acoplada a um alto-falante e há um botão que pode ser acionado pela populaçãoAs câmeras foram instaladas em postes metálicos de 15 metros de altura. Os equipamentos vêm acoplados a um alto-falante (FOTO: GABRIEL GONÇALVES)
A partir de hoje, 86 câmeras de vigilância instaladas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) irão monitorar, 24 horas por dia, ruas e avenidas de Fortaleza. Foram escolhidos locais considerados perigosos, mapeados a partir de dados da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
 O Big Brother da Segurança Pública é um projeto antigo do governo Cid Gomes. A primeira previsão era de que as câmeras seriam instaladas ainda em 2008, mas o início do sistema de videomonitoramento foi adiado pelo menos duas vezes.
A inauguração do Circuito Fechado de TV (CFTV) será hoje, às 10 horas, em solenidade na sede da SSPDS, na avenida Bezerra de Menezes. É lá que fica a sala de monitoramento para onde serão transmitidas as imagens capturadas na rua em tempo real. O funcionamento será 24 horas, nos sete dias da semana.
A reportagem entrou em contato com a SSPDS, mas a assessoria de imprensa informou que somente hoje o secretário Francisco Bezerra dará entrevista sobre o assunto. O POVO teve acesso ao projeto, que detalha alguns pontos do sistema de videomonitoramento.
As câmeras foram instaladas em postes metálicos de 15 metros de altura. Os equipamentos vêm acoplados a um alto-falante. O sistema de áudio será usado para alertar e afastar possíveis suspeitos das áreas próximas. Caso os operadores do sistema visualizem alguma atitude suspeita, ou alguém precisando de auxílio, terão o recurso do áudio para um primeiro contato.
Também foi instalado um botão nos postes. Caso haja uma ocorrência no local, a pessoa poderá acioná-lo, disparando um alarme na sala de monitoramento. Se for detectada situação de risco, equipes policiais serão deslocadas para o local. O investimento total foi de quase R$ 6,5 milhões.
“Acho que é muito dinheiro. Que adianta colocar as câmeras, se tem poucos policiais na rua? Fora que, daqui a alguns meses, vai estar tudo quebrado.”, comenta o comerciante Rafael Sampaio, de 33 anos. A professora Fernanda Oliveira, 25, é mais otimista. “Pode ser que ajude a inibir o crime.”
Em Fortaleza, esse é o primeiro sistema de videomonitoramento exclusivo para a segurança pública. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) tem 35 câmeras espalhadas pela Capital. A prioridade é o monitoramento do trânsito, mas há um policial militar que também fica acompanhando o tráfego.
A avenida Beira Mar já teve câmeras de vigilância que ajudavam na identificação de ocorrências, mas elas foram desativadas e foram substituídas pelas do novo projeto.

DO BLOG-
Sobral também deveria tomar como exemplo a cidade de Fortaleza,e partir para uma parceria com o Governo Estadual a fim de melhoramentos com o que já existe aqui,visto que o sistema  de videomonitoramento  existente em Sobral foi implantado ainda pelo o ex-prefeito e hoje Governador Cid Gomes,e se encontra bastante avariado e sem investimentos pelos últimos dez anos;Sabemos que com o videomonitoramento flagrantes,e a marginalidades foram comprovadamente reduzidas em todo o Mundo,então porque não tentar trazer esta melhoria para Sobral;Avante Veveu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário