Com a greve dos bancários e dos correios, algumas dúvidas surgem em torno da obrigatoriedade ou não dos consumidores de efetuarem seus pagamentos na data de seu vencimento. Tais questionamentos nascem do fato de algumas pessoas acreditarem que os fornecedores são obrigados a prorrogar a data de vencimento dos boletos e/ou faturas, adequando-os ao fim da greve. Ledo engano!
É dever do consumidor ficar atento e procurar todos os mecanismos disponíveis para efetuar seus pagamentos em dia, pois mesmo com a greve o fornecedor não está obrigado a prorrogar seus vencimentos, ressalvando-se os casos em que o fornecedor não disponibiliza meios alternativos para recebimento de seus créditos.
Neste sentir, é importante que o consumidor procure verificar com o fornecedor todos os canais alternativos, para que desta forma consiga honrar seus pagamentos. Casas lotéricas e correspondentes bancários são as principais alternativas de fuga da greve, oportunidade em que através destes estabelecimentos pode o consumidor realizar praticamente todas as transações, evitando assim a inadimplência.Por Luiz Sávio Aguiar Lima, advogado(blog da janga)
Nenhum comentário:
Postar um comentário