segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Vergonha

O centro é um dos locais mais interessantes e movimentado de Sobral, mas o lixo nas ruas está insuportável. Há dois domingos a cena se repete. É lixo por todos os lados. Onde está o serviço de limpeza pública?”
A população vem sofrendo com os problemas causados pela falta de fiscalização na limpeza pública da cidade, o que deixa um misto de revolta e preocupação, já que o lixo pode ser associado a sérios problemas de saúde da população local.






Outro ponto que dificulta Manter as avenidas e ruas limpas é tarefa cada vez mais difícil de ser exercida em Sobral. A cultura de jogar lixo nas ruas, seja no Centro da cidade ou nos bairros mais afastados, ainda persiste.
Os terrenos baldios e esquinas são os lugares mais usados pela própria população. Não importa a quantidade de vezes em que o caminhão da limpeza urbana passa recolhendo o lixo e nem a adoção do disque-entulho, quase todos os dias um volume considerado de lixo é jogado nas ruas e avenidas, sem necessidade.
A falta de conscientização de uma parte da população tem sido um problema para a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Em alguns locais, considerados reincidentes, a secretaria chegou a fiscalizar sob ameaça de multa para os que insistem na prática. Um exemplo disso pode ser visto na praça Clodoveu Arruda, conhecida como (pracinha do amor) em pleno centro de Sobral. Objetos recicláveis, entulhos e outros tipos de lixo são jogados frequentemente nas esquinas que ficam localizados nas proximidades da Praça. Os catadores de lixo são destacados como um dos mais problemáticos neste sentido. “Muitas vezes o caminhão acaba de passar e os próprios catadores já repetem a prática”, diz Francisco Expedito, morador do centro.
O importante é conscientizar a população, porém a falta de educação é continua. A função de manter a cidade limpa é de responsabilidade do poder publico, e também principalmente, da própria população.





Nenhum comentário:

Postar um comentário