terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Escolha do vereador sempre foi desvalorizada



A raiz é cultural. Historicamente, para a população, a escolha do vereador é desvalorizada. “As pessoas não valorizam o suficiente o papel dessa figura, que tem uma importância central. Muita gente não faz essa relação do legislativo com a elaboração de leis e fiscalização”, afirma o professor de ciências políticas da Universidade de Fortaleza (Unifor), Francisco Moreira Ribeiro.
Para ele, a qualidade dos vereadores também se passa por esse voto descompromissado. “O voto tem consequências. Da escolha que você faz, o que tem de ruim recai sobre a cidade”, alerta.
Para ele, a situação só vai melhorar quando tivermos candidatos inseridos num programa. “Os partidos é quem tem que fazer isso, tomar determinadas diretrizes em relação ao governo, orientando como o parlamentar vai se portar, que bandeiras vai defender”.
É importante que, na hora de escolher, a população atente para o que o candidato se propõe a fazer. “Se ele promete melhorar a educação no município, ele não vai fazer, porque não é tarefa dele. Tem muito vereador que promete coisas que nem pode fazer”, critica. Para contornar o problema, ele orienta o eleitor a se informar melhor, para não escolher quem promete mundos e fundos e não pode fazer nada do que foi prometido.

(o povo) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário