Corpo de Bombeiros de Sobral precisa de reforço de equipes de Fortaleza
Em setembro de 2011, órgão registrou 2010 queimadas na região.
Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
O número de queimadas na Região Norte do Ceará aumentou seis vezes em um ano, segundo o Corpo de Bombeiros. O órgão registrou 210 casos de queimadas em setembro de 2011, 450% a mais se comparado ao mesmo mês em 2010, quando foram registradas 38 ocorrências.
Para atender a tantos chamados, o comandante do Corpo de Bombeiros de Sobral, capitão Roberto Moraes, teve de pedir reforço de Fortaleza. Na Região Norte, são apenas três carros e 35 bombeiros para cuidar de 56 municípios. “Essas ocorrências são provocadas geralmente pelo homem. Eles ateiam fogo para limpar seus terrenos e ao redor das estradas. Muitas ocorrências são verificadas nas CEs e Brs”, diz Moraes.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a causa das queimadas não se restringe à temperatura elevada, mas também ao fato de ter chovido bastante este ano e as árvores terem se desenvolvido bem, bastando apenas uma pequena faísca para causar um grande incêndio. A população está preocupada com a incidência de fogo nas matas. “Isso faz muito mal às crianças. Aqui tem muito recém-nascido e pessoas doentes”, afirma a moradora Sheila Ripardo.
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a multa para quem for flagrado fazendo queimadas pode variar de R$ 450,00 a R$ 9.000,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário