quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ciro Gomes tenta instruir candidatos

Evento do PSB destacou empenho de parlamentares aliados visando aumentar a bancada na Câmara Municipal

Sigla está apostando em lideranças políticas e movimentos sociais para ampliar a atuação do PSB na Capital
Com um insistente discurso de renovação, o PSB Fortaleza, agora comando por aliados ao governador Cid Gomes, está apostando as suas principais lideranças cearenses na busca por uma espaço ainda maior no Legislativo municipal, sinalizando também intenções de lançar nome próprio para a disputa pela Prefeitura. Depois de apresentar uma chapa pura de pré-candidatos a vereador, representantes da cúpula governista irão se empenhar para despertar "a vocação política" dos postulantes.
À frente desse processo está o ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB), que, em entrevista ao Diário do Nordeste, admitiu o esforço da agremiação por um "reposicionamento" na Capital a partir de uma nova postura de "partido de massa", adotado pela legenda após as eleições de anos anteriores. "Pela primeira vez vamos sair com uma chapa completa, e nisso a gente percebe que o partido tem meta e um projeto eleitoral", disse.
Na última segunda-feira, o PSB reuniu lideranças políticas e apresentou uma lista inicial de 75 pré-candidatos aos cargos de vereador de Fortaleza. O objetivo é filtrar esses nomes para formar uma chapa pura com 65 componentes e a presença de lideranças já conhecidas na Capital como a ex-líder tucana, Tânia Gurgel, e o ex-petista e atual vereador Salmito Filho.
Negociações
Ciro, que comanda negociações do PSB sobre as eleições, já avisou que o partido não vai realizar "cursinho" com os pré-candidatos, mas fará um esforço para formar os postulantes a fim de que saibam se articular diante de questionamentos sobre o pleito, como lições relacionadas à essência do socialismo presente da sigla PSB. "Eles saberão como dizer isso na ponta da língua", ressaltou. Em discurso aos filiados, ele afirmou que as respostas para os gargalos em Fortaleza estão presente na política e fez cobranças ligadas às áreas de educação, saneamento básico e geração de emprego. Entretanto, tentou deixar claro que nenhuma de suas reclamações estava ligada à prefeita Luizianne Lins (PT) ou aos demais petistas, aliados do PSB. "Com todos (os petistas) tenho uma relação fraterna, respeitosa e amistosa", garantiu.
Outra liderança afiada com a nova postura da legenda é o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Roberto Cláudio (PSB), presente em todo o processo de reestruturação do partido, quando os aliados ao governador decidiram tirar das mãos de Sérgio Novais o comando do PSB Fortaleza. "Vamos trabalhar com o auxílio dos deputados estaduais e federais e de nossas lideranças do partido num Estado que tem o governador do PSB".
Prefeitura
Recém-filiado ao PSB, Salmito Filho - assim como Roberto Cláudio - tem sido lembrado como um nome com chances de concorrer à prefeitura e tem se empenhado para tentar a maior aproximação possível com a cúpula da legenda, tanto que vem trabalhando também nesse processo de intermediação e decisões sobre o pleito de 2012. "A minha contribuição será a de ajudar a pensar soluções para cidade, que precisa muito de soluções urbanas", declarou
O deputado federal Domingos Neto (PSB) também ganhou papel de destaque na corrida por uma ampla bancada de vereadores e deverá atuar junto à juventude da legenda. "Precisamos de um protagonismo juvenil na política", anunciou.
O partido buscou lideranças populares voltadas para outros segmentos. "Estamos procurando abranger o máximo de segmentos sociais, para que possamos ter a participação dos diversos setores da sociedade", diz o atual presidente do PSB Fortaleza, Karlo Kardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário