quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

É LIXO DEMAIS...









Não há como negar a evidência de que o estado quase crônico de sujeira a que se vêem relegados os logradouros públicos Sobralense, desde o deteriorado perímetro central às ruas e praças das chamadas áreas nobres, não decorre apenas da ineficiência do poder público em relação à limpeza urbana. Em lamentável proporção, deve-se também à ausência de bons hábitos no comportamento de seus residentes.
Existem também falhas, e bastante sensíveis, por parte da competência do poder público no setor, mas a população detém igualmente acentuada parcela de culpa. Campanhas sobre o tema serão sempre oportunas, sem nunca se esquecerem de ressaltar que a sujeira também é questão prioritária de saúde pública, desde que é diretamente responsável por inúmeros surtos epidêmicos e diversos tipos de doença que assolam a população.

Apesar dos inúmeros e inegáveis acertos e avanços, nem tudo são flores na atual administração. O descaso e a falta de fiscalização para com o lixo e entulhos, por exemplo, em pleno centro de Sobral, é um verdadeiro descaso, por parte do poder público municipal. Uma vergonha. Um horror. Indesculpável. Não pode ser coisa de gente normal, não.

Imagine, prezado leitor, o que é uma cidade essencialmente turística, modelo para dezenas de cidades do Brasil inteiro, pólo em saúde, educação, emprego e renda, turistas e moradores se depararem com cenas como as mostradas acima; Falta pulso, falta fiscalização e multas aos infratores “sugismundos”, e que emporcalham nossa cidade em plena zona central e de maior fluxo de visitantes, a qualquer hora do dia. Isso porque o caminhão de lixo ainda passa duas vezes por dia no grande centro de Sobral.

É preciso uma campanha de conscientização ser lançada pelo poder público de Sobral para estimular a adoção de atitudes cidadãs pelo bem-estar da cidade, como não jogar lixo no chão ou em locais públicos, recolher papeis, plásticos e resíduos orgânicos, colocar em recipientes adequados e desfazê-los em horários e locais corretos, deixar os cruzamentos livres e a cidade bem bonita e limpa para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário