segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Arquidiocese de Olinda e Recife lança projeto em defesa da vida





“A Igreja busca dar voz a quem ainda não sabe gritar na defesa da própria vida, dom maior. ”As palavras do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, traduzem o objetivo da 5ª Caminhada Arquidiocesana Sim à Vida, que será realizada no dia 2 de outubro, na Orla de Boa Viagem. O projeto da manifestação será lançado nesta terça-feira, 6, às 19h30, no Colégio São José, na Boa Vista.
Garantir que todos tenham direito à vida e com dignidade é um dever de todo ser humano independente de religião. Por isso a Arquidiocese de Olinda e Recife, através da Comissão Pastoral para a Vida e a Família e em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove este ato público. “A caminhada é uma importante forma de convergir várias entidades e indivíduos em defesa da vida e dos meios que a promovem, pois esse é o primeiro e mais precioso dom de Deus”, ressalta o presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Vida e a Família, padre Adriano Chagas.
A caminhada chega ao quinto ano e a expectativa é levar milhares de pessoas à avenida Boa Viagem para protestar contra toda forma de violência que ponha em risco à vida plena. Ano passado cerca de 50.000 mil pessoas disseram sim e encheram de alegria e esperança os dois quilômetros do percurso. “Defender a vida em todas as instâncias desde a concepção até a sua morte natural é obrigação de todos. Não podemos ser omissos diante dos diversos males que diariamente ceifam as vidas dos nossos irmãos”, afirmou dom Fernando.
O projeto do ‘Sim à vida’ será apresentado pelo padre Adriano Chagas. A programação conta ainda com palestra ‘A vida humana da concepção até a morte natural’ e apresentação de dados científicos e será ministrada pelo clínico geral e diretor do Hospital Esperança, doutor Carlos Antunes de Brito, e sua esposa, a médica pediatra Rita Brito. “Debateremos tecnicamente o que é efetivamente e quando a vida se forma. Além das crescentes ameaças como o aborto, drogas, homicídio e o impacto e a gravidade disso na sociedade. Um casal que disse ‘sim à vida’ e se negou a praticar o aborto também participará do evento. Eles foram aconselhados a retirar o bebê, mas decidiram seguir com a gestação e o bebê nasceu saudável.
Além de lutar contra o aborto, outra preocupação dos organizadores é o combate às drogas. O crescente aumento da violência por conta do uso e do tráfico de drogas também será abordado no lançamento. A coordenadora do Grupo Esperança Viva (GEV), ligado à Fazenda Esperança entidade filantrópica que trabalha na recuperação de dependentes químicos, irmã Sônia contará sua experiência, que contará com o testemunho de um jovem que fez tratamento na instituição. Dom Fernando está firmando parcerias para construir duas unidades da Fazenda Esperança no território da arquidiocese. Serão uma masculina em Jaboatão dos Guararapes e outra feminina em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.
Durante o lançamento haverá apresentações musicais e no término será servido um coquetel aos presentes.
História – A 5ª Caminhada Arquidiocesana Sim à Vida faz parte da Semana da Vida, realizada de 1º a 7 de outubro, período em que serão feitas, em todo o país, ações que ajudem a valorizar a vida humana em todas as suas etapas.
Lançamento da 5ª Caminhada Arquidiocesana “Sim à Vida”
Local: Auditório do Colégio São José
Av. Conde da Boa Vista 921 – Boa Vista – Recife
Dia: 6 de setembro de 2011
Horário: 19h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário