terça-feira, 22 de março de 2011

O número de passageiros de avião superou o de viajantes de ônibus interestaduais.

Da Folha de S. Paulo: O número de passageiros de avião superou neste ano o de viajantes de ônibus interestaduais pela primeira vez. É o que mostram números pesquisados pela Folha.
Em 2010, o país registrou 66 milhões de passageiros de avião em ligações entre Estados -maior número já alcançado pela aviação. Nos dois primeiros meses de 2011 já houve crescimento de cerca de 10% ante o ano passado.
Pesquisa da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) à qual a Folha teve acesso mostra que o número de passageiros de ônibus foi próximo de 67 milhões em 2010. Com a tendência de queda desde 2003, o número não deve se repetir.
A pesquisa foi encomendada à Fipe-SP pela ANTT para avaliar o número de passageiros, dado que será usado no processo de licitação das linhas, prevista para este ano. Segundo a ANTT, as empresas de ônibus têm informado número de passageiros cerca de 38% menor que a quantidade encontrada no levantamento da Fipe.
De 2002 a 2010, o número de passageiros de avião cresceu 115%, e o de passageiros de ônibus informado pelas empresas caiu 31%.
A Gol diz que hoje 47% de seus passageiros são das classes C e D. Boa parte veio do ônibus. Para ganhar ainda mais mercado nessas classes, a empresa financia passagens em até 36 vezes e tem postos no Metrô paulista.
Estudo da Gol verificou que de 5% a 10% dos seus passageiros voaram pela primeira vez com a empresa.
A melhoria da renda dos brasileiros, principalmente a partir de 2007, aliada a condições favoráveis para a aviação (dólar barato e não pagamento de ICMS, presente nas passagens de ônibus), é apontada como a responsável pela mudança.
Segundo o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, “o ônibus era imbatível porque não tinha concorrência. Agora, ele está voltando para o mercado dele, que são as ligações até 500 quilômetros”.
A queda do número de passageiros é visível e admitida pelas próprias empresas. Nos terminais pelo país, linhas que tinham cinco saídas por dia, por exemplo, passaram a ter uma. As ligações de longa distância (mais de mil quilômetros) são as mais afetadas.

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