segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fortaleza tem 2º pior desempenho em alfabetização, diz pesquisa estadual

Desafio é melhorar a qualidade, diz prefeita Luizianne Lins.
Município melhor colocado foi Nova Olinda, na Região do Cariri.


Do G1 CE

Fortaleza obteve o segundo pior desempenho no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica, o Spaece-Alfa, divulgado pelo governo do estado nesta segunda-feira (21).
A capital cearense ficou em 183º lugar no ranking das médias dos alunos do 2º ano entre os 184 municípios cearenses, com a média 89,9. Ficou na frente apenas do município de Parambu, que obteve média 89,6.
A prefeita Luizianne Lins (PT) comentou na manhã desta segunda-feira (21) à TV Diário que o desafio de Fortaleza é melhorar a qualidade do ensino. "Conseguimos fazer a inclusão. São mais de 220 mil alunos na rede. Mas agora é preciso que a gente intensifique a qualidade. A qualidade é salário para professor, é incorporação de aditivo, é tirar o sábado, dando mais espaço para eles estudarem. É a escola reformada, é o fardamento escolar, é a biblioteca, é a sala de informática. São medidas que nós implantamos no nosso governo", disse.
De acordo com ela, não dá para fazer tudo "da noite para o dia, em uma rede tão gigantesca". Com a maior rede de ensino do estado, Fortaleza ficou em 181º lugar em 2010 no Spaece - Alfa. Em 2009, estava na 171ª e em 2008, ocupou a 89ª colocação.
O município de Nova Olinda, na região do Cariri, obteve a melhor média dos estudantes do 2º ano, que foi de 282,4 no chamado nível de proficiência ajustada. Os 12 municípios com os melhores índices receberam troféus do governador Cid Gomes . Abaixo de Nova Olinda, aparecem: Abaiara, Mucambo, Deputado Irapuan Pinheiro, Solonópole, Tarrafas, Jijoca de Jericoacoara, Potiretama, Pires Ferreira, Guaraciaba do Norte, Pedra Branca e Forquilha.

Já na avaliação Spaece Alfa que avalia o nível de educação dos alunos do 5º ano, os municípios com o melhor nível foram Mucambo, Solonópole, Abaiara, Sobral, Jijoca de Jericoacoara, Penaforte, Brejo Santo, Groaíras, Graça, Pedra Branca, Potiretamama e Pires Ferreira.
Segundo a Secretaria de Educação do estado (Seduc), 178 dos 184 municípios cearenses atingiram o nível "desejável" nas médias de proficiência, seguidos de seis que estão no nível suficiente. Também de acordo com a Seduc, foram avaliadas em 2011, 244.785 crianças matriculadas no 2º e 5º ano do ensino fundamental de 4.519 escolas públicas.
A Seduc explica que o resultado serve como base para o trabalho desenvolvido pela Secretaria na definição das políticas educacionais do Estado, na colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino. A avaliação permite ainda, acrescenta a Seduc, que professores, diretores, pais, técnicos e administradores dos municípios acompanhem o índice de aprendizagem dos alunos nos primeiros anos de vida escolar.
Spaece-Alfa
O Spaece-Alfa foi implantado em 2007, com a implantação do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), que tem objetivo de garantir alfabetização das crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. O Paic está implantado nos 184 municípios cearenses com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura, segundo a secretaria estadual de educação.
Também de acordo com a secretaria, o Programa está focado em cinco eixos: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa. A Seduc informa que no ano passado, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade, com o Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5).
Prêmio
Durante a divulgação dos dados, o governo do estado do Cearáentregou o prêmio "Escola Nota Dez". Em sua quarta edição, a premiação é destinada a 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo como base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, levando-se em consideração o Índice de Desempenho Escolar (IDE 5).

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