segunda-feira, 14 de maio de 2012

Educação e Cultura: areópagos da missão


setoruniversdadesebrucII









O Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos, que acontece a cada dois anos, está sendo preparado. Este ano será em Curitiba (PR), no colégio Santa Maria da Rede Marista, marcando a segunda edição. A primeira ocorreu em 2010, em Belo Horizonte. Os preparativos começaram em junho do ano passado, e as reuniões estão alinhando a parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e o Colégio Marista para que possa ter a participação de 500 jovens.
Para facilitar a participação dos jovens, este ano manterão o preço de inscrição em 70 reais, com a possibilidade do fundo de solidariedade. Os jovens poderão contribuir solidariamente com aqueles que tenham maior dificuldade e venham de mais longe.
Na última reunião dos coordenadores do EBRUC foi tratado do site do evento, das inscrições (a partir de 1 de junh), que estarão disponíveis no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e da programação que contará com oficinas, mesas de debates e um areópago no qual os jovens debaterão assuntos de interesse para eles e relacionados com o tema “Educação e Cultura: areópagos da missão”, e do lema do encontro “Falamos do que sabemos e testemunhamos o que vimos”.
Na reunião esteve presente a assessora do Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugenia Lloris Aguado, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, padre Elias Wolff, que na qual mantém diálogo com os pastores de diversas Igrejas com o intuito de que possam participar universitários de outras confissões cristãs. “O encontro, que nasceu com essa intencionalidade de ser ecumênico, terá em sua segunda edição essa finalidade clara do ecumenismo”, disse irmã Eugênia.
A arquidiocese de Curitiba e o Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) marcaram presença na reunião, com a participação do padre Alex, responsável pelo Setor Juventude da arquidiocese, e a irmã Helena Berton, que acompanha alguns jovens na Universidade Federal do Paraná.
“Muitos jovens já estão se organizando, realizando atividades de mobilização, divulgando e arrecadando fundos para poderem participar. Uma vez mais, os esforços que são realizados pelo Setor Universidades são para somar, congregar e reunir as diferentes experiências e ações evangelizadoras para que universitários, professores ou agentes de pastoral criem o Setor Universidades em Instituições de Ensino Superior, sejam elas Públicas ou Privadas”, enfatizou a assessora da CNBB, irmã Eugênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário