domingo, 20 de novembro de 2011

Sobral receberá segundo planetário do Estado

Governo do Estado anunciou a compra da cúpula de projeção do planetário, que deve ficar pronto em abril
Sobral já tem o Museu do Eclipse, para divulgação da astronomia (FOTO: EDIMAR SOARES)
A cidade de Sobral terá um novo espaço voltado para a astronomia, junto ao Museu do Eclipse e o Observatório Astronômico Henrique Morize. A compra de uma cúpula de projeção para o Planetário de Sobral foi anunciada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece). O contrato foi firmado com a empresa Omnis Lux, representante brasileira da marca Carl Zeiss, da Alemanha.
 Segundo o coordenador Francisco Carvalho, da Secitece, o investimento para aquisição da cúpula foi de R$ 450 mil, pagos pelo tesouro estadual. A estrutura é uma parceria com a Prefeitura de Sobral e ainda não foi concluída. “O equipamento de projeção é o último a ser instalado”. A obra será implementada na Praça do Patrocínio, com previsão de conclusão em abril de 2012.
O consultor da Omnis Lux, Luiz Sampaio, diz que o material da cúpula é um tipo de alumínio microperfurado, que permite uma vazão de ar em 30% da superfície de dez metros de diâmetro: “Isso faz com que o som passe por ela e não retorne como eco, garantindo a qualidade”. Além disso, o revestimento de resina faz com que as cores captadas sejam mais exatas.
Luiz Sampaio destaca que o Planetário de Sobral ofertará a mesma programação do Planetário Rubens de Azevedo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de Fortaleza. O público poderá assistir a espetáculos astronômicos, ciclos de debates e projeções digitais como em um cinema de visão 180°. “O espectador se sentirá como se estivesse dentro da projeção, interagindo com as imagens”.
Sobral é considerado polo da astronomia no Ceará, devido a um experimento que comprovou a Teoria da Relatividade de Einstein, realizado no município em 1919. O coordenador da Secitece explica que o novo planetário será destinado também para ações educativas. “Outras regiões no norte e noroeste do Estado também serão beneficiadas, da mesma forma que estados próximos como Piauí e Maranhão”.
A Secitece prevê, para 2012, a construção de teatros digitais para divulgar a astronomia no centro e sul do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário