quinta-feira, 7 de julho de 2011

Curso de Engenharia Civil da UVA é o mais concorrido do Ceará em 2011

Laboratório de Material de Construção

Em 2011, o Curso de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Estadual Vale do Acaraú alcançou a maior concorrência entre todos os Cursos de Engenharia Civil ofertados no Estado, com uma média anual de 13,46 candidatos por vaga. O número ultrapassa a concorrência divulgada pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), que atingiu a marca de 12,69 candidatos por vaga.

De acordo com dados da Comissão Executiva de Processos Seletivos da UVA (CEPS), a concorrência do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no Vestibular 2011.1, já tinha superado a da UFC. Foram 625 inscritos para disputar as 40 vagas ofertas em período integral – relação de 15,63 candidatos por vaga. Em 2011.2, a concorrência foi de 11,3.

Para o Coordenador do Curso de Engenharia da UVA, professor Juscelino Chaves Sales, o crescimento do número de candidatos para o Curso pode ser explicado pelo desenvolvimento econômico do país e pela necessidade de profissionais. “Houve um crescimento econômico muito grande durante o Governo passado, o que ocasionou uma demanda maior por engenheiros. As obras na região Norte do Ceará também aumentaram as possibilidades de emprego”, disse o Coordenador, apontando os desafios do Curso de Engenharia Civil. “O Curso vem melhorando a cada ano, mas é preciso fazer muito mais, investir na melhoria e na qualidade dos laboratórios, na contratação de mais professores, porque o Curso pretende crescer ainda mais”, disse.

Apesar do momento econômico favorável em todo o país, não é este o único motivo para o curso da UVA estar entre os mais procurados pelos estudantes em nosso Estado, na opinião do professor Francisco Carvalho, um dos fundadores do Curso de Engenharia da UVA. "Já em 2008, antes que a primeira turma concluísse seus estudos, um dos nossos alunos foi aceito em cinco instituições (UFPB, UFPE, UFAL, UFSC e UEFS) no processo de seleção de mestrado. O primeiro lugar, em 2010, e os dois primeiros da seleção de mestrado da UFC, em 2011, ficaram com egressos da Engenharia da UVA", lembra Francisco.

Criado há sete anos, por meio da Resolução 001/2004 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA (CEPE), o Curso tem sido, também, destaque em eventos científicos no Brasil e no exterior, com apresentação de trabalhos de pesquisa desenvolvidos por seus alunos.

Desde 2003, a UVA promove, juntamente com Instituto de Estudos dos Materiais de Construção (IEMAC), um dos mais importantes fóruns de Engenharia da América Latina: o Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação de Estruturas (CINPAR). Em 2011, o Congresso aconteceu em Fortaleza, no período de 1 a 4 de junho, e contou com palestrantes de 12 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário