sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Zona de Convergência provoca chuvas na Região Norte




Uma ramificação da Zona de Convergência Intertropical provocou as chuvas na manhã desta quinta-feira (10) em Fortaleza e em outros 27 municípios cearenses. Este é o sistema meteorológico característico da quadra chuvosa, que começou oficialmente neste mês. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é que a chuva aconteça até o fim do dia.
As precipitações ficaram concentradas no litoral cearense e na Região Norte do Estado. A maior chuva ocorreu na Capital, 39,6 milímetros. Em Eusébio, choveu 31 milímetros e em Maracanaú 30,7. Para esta sexta-feira, dia 11, a Funceme prevê chuvas isoladas durante a manhã, nas mesmas regiões onde choveu nesta quinta-feira (10).
Acima da médio
O prognóstico da quadra chuvosa, divulgado pela Funceme no dia 19 de janeiro, previa chuvas em torno da média histórica em todas as regiões do Estado. Na ocasião, havia a atuação do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico e uma indefinição na temperatura do Oceano Atlântico. Segundo Paulo Barbieri, meteorologista, Esta configuração foi alterada e a temperatura do Atlântico tem aquecido na parte sul, o que favorece boas chuvas no Estado. “Teremos uma nova reunião climática, no dia 17, no Rio Grande do Norte, onde devemos atualizar o prognóstico, apontando maior probabilidade de chuvas acima da média em todas as regões cearenses”.

(Assessoria de Imprensa da Funceme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário