quarta-feira, 18 de maio de 2011

III Fórum Brasileiro do Semiárido


Com o tema “Políticas públicas, tecnologias e alternativas no Semiárido”, a mesa-redonda, será realizada no dia 20 de maio e terá a participação da pesquisadora Ângela Küster, da Fundação Konrad Adenauer, do agrônomo Jaime Ferré Martí, também da Fundação Konrad Adenauer, e de representante do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O Fórum passa a ter 13 mesas-redondas e contará com a participação de palestrantes brasileiros e de outros países.

    Três novos minicursos também foram incluídos na programação: “Paleontologia do Semiárido: 500 milhões de anos de evolução”, a ser ministrado pela professora e pesquisadora da UVA, Somália Sales Viana; “Produção de brinquedos educativos”, ministrado pela graduanda em Pedagogia da UVA, Michelle de Carvalho; e “Áreas protegidas do Semiárido”, que será ministrado pela Superintendente da Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Sobral, Lúcia Maria Bezerra da Silva. Com a inclusão, o III Fórum Brasileiro do Semiárido passa a oferecer 41 minicursos aos participantes.


Coleção Mossoroense fará doação de livros à UVA

    A doação das publicações, que passarão a integrar o acervo do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual Vale do Acaraú, acontecerá na abertura do III Fórum Brasileiro do Semiárido, no dia 18 de maio. As obras têm o semiárido como tema central e foram publicadas pela Coleção Mossoroense, editora de renome nacional, responsável pela edição de mais de 700 títulos sobre o Nordeste brasileiro. Durante a realização do Fórum, a Coleção Mossoroense estará com um stand para a divulgação das suas publicações, no campus da Betânia.


Fórum do Semiárido terá mostra do Museu Interativo do Semiárido

    O Museu Interativo do Semiárido (MISA), com sede em Campina Grande (PB), apresentará parte de seu acervo durante o III Fórum do Brasileiro do Semiárido. Estarão em exposição painéis, peças em barro e madeira, roupas de couro, utensílios domésticos e de trabalho do homem do campo, entre outros objetos que remetem aos ambientes bucólicos da caatinga. Com a exposição, o visitante poderá conhecer um pouco do cotidiano das populações rurais que vivem no semiárido. O MISA foi criado em 2007 e tem como objetivo principal divulgar a importância da região semiárida para o país, exibindo as principais características da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário