quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Uma boa iniciativa vinda do Legislativo

Se o Poder Legislativo é constantemente posto na berlinda, e quase sempre “graças” aos escândalos que sedia, não seria justo que  fechássemos os olhos às suas boas ideias.
Uma delas é promovida pela Assembleia Legislativa de São Paulo, mas está ao alcance de qualquer pessoa que tenha acesso à internet. Trata-se do Curso de Iniciação Política do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), em parceria com a Fundação Mário Covas. No novo modelo de ensino à distância (EAD), o curso apresenta em linguagem bastante clara e acessível desde os princípios da Teoria Geral do Estado até os desafios para o futuro, passando pela importância do voto consciente e da ética na política.
(Clique aqui http://www.gsionline.com.br/clientes/ilp/moodle/login/index.php, faça o cadastro e tenha acesso ao curso)
A princípio voltado para o público de 14 a 19 anos, o curso naturalmente extrapola essa faixa etária, na medida em que toca em assuntos que constituem o alicerce da cidadania e do regime democrático, temas esses que deveriam fazer parte da bagagem cultural de qualquer cidadão.
Deveriam, mas não fazem. E em um ano e meio, o curso atraiu apenas cerca de mil pessoas. Ou seja, 0,00073635% do eleitorado brasileiro.
Isso não quer dizer que os outros 99,9992637% estejam desinteressados por política, é claro. Sobretudo hoje em dia, em que a informação e o conhecimento estão muito segmentados e disponíveis por meio das mais diversas fontes. 
Mesmo assim, tais percentuais não deixam de ser representativos de como a política é algo alheio ao interesse da maioria das pessoas.
Sem medo de me tornar semanalmente repetitivo, enquanto for assim, os oportunistas, corruptos e aproveitadores de toda ordem continuarão encontrando porta aberta no poder, restando aos “representados” o ofício do resmungar, que é livre, porém surdo e mudo. Pois até para criticar e mudar, é preciso formação. Não exatamente escolar, mas cidadã.

Por Heitor Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário