quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

III Mostra Nacional de Dança Fendafor chega à Sobral


Comemorando 10 anos de história, o Fendafor passou a se configurar como um evento internacional em virtude da mostra internacional de dança que já vem acontecendo desde 2006. Como o Festival è itinerante esta mostra contempla além de Fortaleza, cidades do interior do estado do Cearà, Com o Patrocìnio do Governo do Estado do Cearà, atravès da Secretaria de Cultura do Estado do Cearà e para a cidade de Sobral com o Apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura de Sobral.
Nascido no ano 2000 a partir do interesse das veteranas bailarinas Janne Ruth e Goretti Quintela em incrementar a articulação dos artistas locais, o Festival Nacional de Dança de Fortaleza é orientado por uma proposta de extrema diversidade, abrindo cena para os mais variados estilos e possibilidades do dançar, tanto na capital como no interior do estado.
O Festival realiza há quatro anos circulação de Bailarinos, Grupos, Escolas e Companhias de Danças no interior do estado do Ceará, provocando um importante intercâmbio cultural principalmente por acontecer no Interior do estado que é tão isento de conhecimentos, informações e ações culturais, já que a proposta é que os Grupos locais e do entorno de cada cidade do interior possam apresentar seus espetáculos, interagir nas oficinas, mostras de vídeos, palestras e participem também como atores e produtores da comunicação e ação cultural local.
Com isso, Guaramiranga, Cascavel, Juazeiro e Sobral Passaram a compor uma rede, que, além de uma série de apresentações de espetáculos, ganha uma programação recheada de oficinas, cursos e mostras de Video Dança. Também com caráter pedagógico, o Fendafor procura potencializar, através do intercâmbio de pesquisas de linguagens, o processo de pensamento das linguagens cênicas.
Jà realizamos Fortaleza e Guaramiranga e agora estamos chegando em Sobral, a Cidade recebe pela Terceira vez a Mostra Nacional de Dança Fendafor Itinerante do Ceará, a programação itinerante na realização da III Mostra de Dança Fendafor de Sobral esta com a seguinte programação.

PROGRAMAÇÃO SOBRAL 2010

Dias 07 e 08 de Dezembro; Espetáculos No Teatro São João
Dia 07 ás 19h30min, Mostra Competitiva e Mostra de Dança
Dia 08 ás 19h30minh, Mostra de Dança e Entrega de Premiação

Dias 07 e 08 Mostra de Vídeo no Teatro São João; A Partir das 15:00hs no Hall do Teatro

CORTEJO DE BAILARINOS - Dia 08/12 após os Espetáculos e a entrega de premiação no Teatro São João, haverá um cortejo de bailarinos até a praça Boulevard do Arco, onde acontecerá apresentações de Solos, Duos e Trios no palco em frente ao Afonso Grill.
Oficinas; Dias 08 e 09 das 9:00h às 12:00 no ECOA, todas Gratuitas e com entrega de certificado;
Com o Principal objetivo de Proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de novos talentos e a troca de experiência entre grupos, bailarinos e Cias. de Dança de todo Brasil Além de ampliar o calendário cultural do nosso estado, colocando o e Ceará entre os grandes Festivais Nacionais e Internacionais de Dança do Brasil.
Esse ano a Programaçao geral do FENDAFOR 10 anos contou com uma vasta programação, iniciou suas atividades em Junho/2010 com a realização do I Seminàrio Internacional de Dança do Cearà, em seguinda a Mostra Internacional de Dança de Fortaleza que reuniu cerca de 80 bailarinos convidados, entre eles 22 internacionais e 66 grupos inscritos de todo Brasil, totalizando cerca de 1300 bailarinos e um pùblico aproximadamente de 30.000 pessoas e Fechando essa décima edição com chave de ouro em Fortaleza, o aniversário de 100 anos do Theatro José Alencar, palco principal desses 10 anos de FENDAFOR, mereceu o seu devido destaque, foi uma grande prazer comemorar esse aniversário duplo celebrado e comemorado por todos aqueles que participam desta grande festa da dança.
Em seguida realizamos a IV Mostra Nacional de Dança de Guaramiranga dias 14 e 15 de Setembro e agora continuando a programação dos 10 anos levaremos para sobral cerca de 16 Grupos e bailarinos independentes de todo o Estado, totalizando 150 bailarinos que se encontrarão nos bastidores do Teatro São João e na Praça Boulevard do Arco, em dois dias de apresentações e oficinas. Tudo gratuito.
Varios Grupos, Bailarinos e Cias. de Danças do Ceará fará presença este ano na III Mostra Nacional de Dança de Sobral , todos os estilos e modalidades de dança passaram pelo palco do Teatro São João nesses dois dias de espetáculos, serão cerca de 50 apresentaçoes, abrindo um leque de oportunidade para bailarinos, coreógrafos, profissionais da dança e público em geral conferirem em diferentes palcos o que de melhor a dança tem a oferecer atualmente.
E pela primeira vez, alèm da Mostra Nacional de Dança, o Fendafor Sobral realizarà a I Mostra Competitiva Fndagfor de Sobral, essa Mostra è muito importante, pois è o momento em que os Grupos ou bailarinos serão avaliados desde a modalidade e categoria que ira se apresentar, seu perfil, tècnica, expressão, desenvoltura etc, atravès dos comentàrios da Comisao julgadora, o Grupo ou Bailarino terà a oportunidade de saber como anda seu trabalho, no que pode melhorar ou desenvolver de outra forma sua peformanse, outra coisa importante è que os Grupos com certeza irão trabalhar e pesquisar suas propostas com muito mais responsabilidade.
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por membros de expressão no meio artístico da Dança, que classificará os trabalhos nas seguintes colocações:
Em primeiro ( 9,0 a 1,0) segundo ( 8,0 a 8,9) e terceiro ( 7,0 a 7,9) podendo acontecer empate.
Serão adotados os seguintes critérios para classificação:
As pontuações serão usadas como base para classificação.
A premiação será dada para as maiores médias em ordem decrescente.
Desde o início, o Fendafor mantém um trabalho de responsabilidade social”, “O Festival é um trabalho social que atinge todas as camadas sociais. Mais de 60% de nossos bailarinos são da periferia”. “Nosso principal objetivo é popularizar a dança, possibilitando que essas pessoas troquem experiências, tenham acesso a nomes que de outra forma não teriam e apreciem o que há de melhor no cenário da dança atual”, acredita a curadora Janne Ruth.
Agora o Fendafor visita a cidade de Sobral, cidade linda, bem cuidada e conhecida como a princesa do Norte é celeiro de muitos eventos importantes, conhecida por muitos, o Fendafor ainda não tinha acontecido naquela cidade, mas ousamos e conseguimos engrenar essa importante mostra de dança, ano passado 120 bailarinos dançaram no palco do Teatro São João, foram 13 Grupos e Cias de Dança na II Mostra e este ano ampliamos as inscrições, contaremos com mais de 150 bailarinos todas as modalidades de Dança passarão nos dois dias de Espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário