quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Seminário "Estrelas do Norte" em Sobral

Um seminário para discutir a pulsante produção em artes visuais da região Norte. A proposta do Sobrado Dr. José Lourenço é despertar na população, pesquisadores e artistas de Sobral e municípios da região Norte, a importância do movimento nortista para o desenvolvimento cultural do Ceará. Com convidados como Dodora Guimarães, Campelo Costa e Germana Vitoriano, o seminário “Estrelas do Norte” apresenta experiências e vivências nas artes plásticas nesta quinta-feira (25), de 8h às 19h30min, na Casa da Cultura de Sobral (Avenida Dom José, 881, Centro, Sobral).
Confira aqui a programação:
08h – Abertura: Campelo Costa, Secretário da Cultura de Sobral
08h15 – Estrelas do Norte: Aspectos Curatoriais – Dodora Guimarães
09h – Debate
9h40 – Intervalo para o café
10h – Sobrado Dr. José Lourenço : um projeto de difusão das artes visuais no Ceará – Germana Vitoriano
10h45 – Debate
14h – Ação Educativa em Exposições de Arte – Aterlane Martins
14h45 – Debate
15h30 – Animação Cultural: uma Experiência do Norte – Maria Ximenes
16h15 – A vontade de um Museu em Tianguá – Manuel Nogueira de Vasconcelos,
17h – Debate
17h30 – Encerramento
19h30 – Abertura do Bar Cultural da Casa da Cultura de Sobral.
A mostra Estrelas do Norte - Os moradores da Região Norte tem a oportunidade de conferir a retrospectiva de trabalhos de 37 artistas da região na mostra “Estrelas do Norte”. Até domingo, dia 28, a mostra do Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento vinculado a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) segue em cartaz com visitação gratuita. De terça-feira à domingo, pela manhã (8h às 12h) ou a tarde (14h às 21h).
A exposição coletiva tem curadoria de Dodora Guimarães centra-se na participação de novos artistas, não esquecendo de destacar artistas seminais como Raimundo Cela e Zenon Barreto, ambos nascidos em Sobral, que tem uma grande contribuição à história da arte cearense e brasileira. Assim, em “Estrelas do Norte” acontece um diálogo entre jovens promissores e inventores como o escultor Ivan que, nos anos 70 em Ubajara, foi capaz de provocar o surgimento de outras gerações de artífices, a exemplo de Frank Castro e Matias. Diálogo que visa quebrar o isolamento em que vivem Chico Marçal e Acélio Alves, de Sobral, e outros artistas igualmente instigantes, como Guido Darezzo, de Crateús, e os irmãos pintores Edsim e Zezim, da Meruoca.
Entre os expositores estão pintores e desenhistas com trajetórias também históricas: Cleoman Fontenele, de Viçosa, Tarcísio Félix, de Granja, Audifax Rios, de Santana do Acaraú, e o gravador Francisco de Almeida, de Crateús. Todos tem atividade ativa e animam a cena cultural da terra. A citar das novas gerações a presença de Wilson Neto, iniciado em Sobral, e Rian Fontenele, de Ubajara.
Além disso, a exposição reúne os trabalhos dos Tesouros da Cultura, reconhecidos e titulados pelo Governo do Estado, como mestre Joviniano e as ceramistas dona Branca, de Ipu, e dona Francisca, de Viçosa. Em homenagem a seus fazeres outras contribuições da tradição do barro e do talhe na madeira estão incluídas na Mostra as peças miniaturizadas de barro e ex-votos em madeira.
Serviço:
Exposição Estrelas do Norte
Local: Casa da Cultura de Sobral (Avenida Dom José, 881, Centro, Sobral)
Em cartaz de terça a domingo
Visitação: Manhã - 8h às 12h / Tarde - 14h às 21h
Informações: (88) 3611.2956

Assessoria de Imprensa da Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário