José Graziano da Silva é eleito diretor-geral da FAO - Foto: / AFP
O brasileiro José Graziano da Silva foi eleito neste domingo diretor-geral da FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação -, e vai suceder ao senegalês Jacques Diouf. Ele é o primeiro latino-americano a ocupar o posto. José Graziano ganhou do espanhol Miguel Angel Moratinos, de 92 a 88.
Na primeira rodada da eleição, o brasileiro teve 77 votos, contra 72 do espanhol. Dos 191 países membros, 179 votaram e, como ninguém recebeu a maioria absoluta, os membros passaram diretamente à segunda ronda de votação.
- Precisamos erradicar a fome e ajudar os países mais pobres. Estou convencido, com base em minha experiência no Brasil e em outros países, que erradicar a fome é uma meta razoável e alcançável - disse Graziano, após a vitória.
O resultado do pleito foi recebido pela presidente Dilma Rousseff com "enorme satisfação", segundo nota divulgada na tarde deste domingo pela assessoria de imprensa do Palácio e do Planalto. Com a vitória, a presidente teve sua primeira grande vitória na área diplomática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário