quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Distância mínima



Tramita na Câmara dos Deputados (CD) o Projeto de Lei (PL) 4980/09, que estabelece uma distância mínima de 80 metros entre veículos lentos que trafegam em comboio em vias públicas.
A proposta tem o objetivo de possibilitar a ultrapassagem em segurança de veículos. Em geral, os veículos lentos são vistos se deslocando em filas, um atrás do outro, sem deixar o intervalo de espaço necessário à intercalação dos veículos menores que querem e precisam ultrapassá-los com segurança.
O PL altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que não fixa a distância entre os veículos. A falta de espaço entre os carros pode acarretar acidentes. As filas de veículos atrás do comboio levam a ultrapassagens perigosas, que podem resultar em acidentes de trânsito.
A proposta tramita em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Papa Bento XVI foi indicado para o prêmio Nobel em economia



Em uma entrevista publicada pelo jornal italiano Corriere della Sera em 8 de julho, o economista Ettore Gotti Tedeschi, expoente dos maiores grupos bancários mundiais, indicou o Papa Bento XVI para o Nobel de Economia.
Segundo Gotti Tedeschi, o mérito do pontífice foi o de escrever claramente na encíclica Caritas in veritate que a crise econômica é filha da queda da natalidade. Na entrevista, o banqueiro, que é também comentarista do jornal vaticano L’Osservatore Romano, explica que “o insuficiente crescimento econômico se deve à queda da natalidade nos países desenvolvidos (ainda que de modo diferente nos Estados Unidos e na Europa)”.
A queda dos nascimentos levou ao crescimento dos custos fixos, como os impostos, e a diminuição da economia e dos ativos financeiros, mas – afirma Gotti Tedeschi – “muitos analistas preferiram não aprofundar na causa ‘original’ da crise” porque “tocar no tema da natalidade é um tabu, é uma forma de negacionismo”.
“É um tema conotado como moral – precisa o banqueiro –, e portanto não científico, quase estúpido, para fanáticos religiosos”.
Neste contexto, Gotti Tedeschi destaca que o Papa “foi o único que pôs em relação crise e queda da natalidade”, e precisamente por isto “merece o Nobel de Economia”.

Cid Gomes vai assumir presidência do PSB do Ceará



O governador Cid Gomes deverá assumir a presidência regional do PSB. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo atual presidente da legenda no Estado, Sérgio Novais, durante entrevista coletiva na Assembleia Legislativa0.
Sérgio foi eleito no mês passado presidente do PSB de Fortaleza e, por conta disso, teve que entregar o comando estadual. Conforme Novais, fica faltando só acertar a data da convenção que oficializará a nova direção estadual.

Os Padres do Regional Nordeste 1 (Ceará) são proibidos de candidatar-se a cargos públicos eletivos.



Diante dos grandes problemas sociais, econômicos e políticos que afligem o nosso povo, por falta de políticas públicas voltadas para os empobrecidos e excluídos, é compreensível que alguns ministros ordenados, por iniciativa própria ou pressionados pela população ou partidos políticos, sintam o desejo de querer resolver os problemas envolvendo-se na política partidária e ocupando cargos políticos. A Igreja, pela experiência histórica, multissecular, com sabedoria e discernimento mostra-nos que, esta não é nossa missão de Pastores, é dos leigos cristãos. Cabe-nos, a nós Pastores, cuidar de toda a comunidade e não de parte dela. Devemos lutar por uma política de justiça e paz e não buscar poder político-partidário. A nossa influência e atuação devem ser na linha do anúncio e da denúncia proféticos, da evangelização das estruturas sócio-político-econômicas e da formação dos leigos para o exercício do poder político com competência, honradez e retidão. Assim orienta a Exortação Apostólica Evangelii Nunciandi: “A instituição e o desenvolvimento da comunidade eclesial é o papel específico dos Pastores … O campo próprio da atividade evangelizadora dos leigos é o mesmo mundo vasto e complicado da política, da realidade social e da economia, como também o da cultura, da ciência e das artes, da vida internacional, dos mass media e, ainda, outras realidades abertas para a evangelização (n. 70).


A legislação eclesiástica é bastante clara: “Os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que implicam participação no exercício do poder civil” (Cân. 285, 3). Nos termos do cânon 287, 2 : “Não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais, a não ser que, a juízo da competente autoridade eclesiástica, o exijam a defesa dos direitos da Igreja ou a promoção do bem comum”.


Assim, nós os bispos do Regional Nordeste 1, estabelecemos, cada um para a própria Diocese e para aqueles que estão sob sua jurisdição, as seguintes determinações:
1 – Os ministros ordenados, em todas as Dioceses do Regional Nordeste 1, são proibidos de filiar-se a partidos políticos, bem como de candidatar-se a cargos públicos eletivos e de assumir cargos públicos que impliquem participação no poder civil (Cân. 285,3);
2 – Todo aquele que, por decisão pessoal e unilateral, descumprir estas normas, depois de notificado e advertido pela legítima autoridade eclesiástica, passados quinze dias, não desistir da decisão tomada, torna-se automaticamente (Iatae sententiae) incurso na pena canônica da suspensão (Cânon 1333);
3 – Ao se afastar do ofício eclesiástico, o ministro deve deixar em ordem toda a administração que lhe compete, ficando-lhe vedado, absolutamente, o uso dos meios dos quais a Paróquia ou a Diocese dispõem, para atividades de propaganda ou de promoção da própria candidatura;
4 – Sendo eleito, o ministro ordenado continuará suspenso do ofício durante o período do mandato. Estará, no entanto, livre de participar de reuniões do clero, retiros, cursos de formação permanente, assembléias diocesanas, salvo determinação diversa do Bispo Diocesano;
5 – Aqueles que já se encontram com mandato eletivo, tanto no âmbito do poder executivo quanto legislativo federal, estadual ou municipal, concluído seus mandatos, são convidados a não se colocarem à disposição dos eleitores para recondução;
6 – Uma vez declarada a pena de suspensão no boletim de sua respectiva Diocese, a fim de que surta seus efeitos jurídicos no foro externo, o ministro ordenado fica imediatamente privado do ofício eclesiástico em posse;
7 – Para voltar a exercer o ministério (ou por não ter sido eleito ou ao término do mandato), requer-se a remissão da pena canônica, a qual poderá ser concedida pelo Bispo próprio, de acordo com as normas do Direito Canônico (cânon 1356);
8 – Estas normas se aplicam aos religiosos – clérigos e não clérigos – com exercício ministerial em todo território do Regional Nordeste 1 da CNBB (cânon 1320).
As razões destas determinações estão bem explicitadas no Documento de Puebla: “Os pastores, uma vez que devem preocupar-se com a unidade, se despojarão de toda ideologia político-partidária que possa condicionar seus critérios e atitudes. Terão, assim, liberdade para evangelizar o político, como Cristo, a partir de um Evangelho sem partidarismos nem ideologizações” (N. 526).


No Ano Sacerdotal, convocado pelo Santo Padre Bento XVI, quando celebramos o sesquicentenário do trânsito para o céu de São João Maria Vianney, Cura d’ Ars, luminoso modelo de pastor, plenamente dedicado ao serviço do povo de Deus, queremos de comum acordo, divulgar estas determinações a serem observadas nas Dioceses que integram nosso Regional Nordeste 1 da CNBB.


Fortaleza, 23 de junho de 2009.


Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo de Fortaleza e Presidente do Regional Nordeste 1
Dom José Haring, OFM
Bispo de Limoeiro do Norte e Vice-Presidente
Dom Antônio Fernando Saburido
Bispo de Sobral e Secretário
Dom João José da Costa
Bispo de Iguatu
Dom Antônio Roberto Cavuto
Bispo de Itapipoca
Dom Francisco Javier Hernandez Arnedo
Bispo de Tianguá
Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho
Bispo de Crateús
Dom Fernando Pânico
Bispo de Crato
Dom Ângelo Pignoli
Bispo de Quixadá

Aniversário de Pedre Ibiapina



Hoje, dia 05 d agosto, é dia de festa para o Centro de Evangelização Padre Ibiapina – CEPI, que funciona na Paróquia da Ressurreição, pois comemora-se o natalício do Servo de Deus Pe. Ibiapina.
Pe. Ibiapina é considerado o Apóstolo do Nordeste, com uma vida dedicada aos mais carentes e às obras de caridade. O processo de sua canonização é baseado na heroicidade de suas virtudes: fé, esperança e caridade; prudência, justiça, temperança e fortaleza.

Padre Ibiapina realizou muitas peregrinações, construiu mais de 20 edificações -denominadas “Casas da Caridade”. Recolheu e educou milhares de órfãs carentes do sertão para atuar na esfera privada, batizou e casou um elevado contingente de pessoas nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Lutou muito por seu ideal cristão no Nordeste. Padre Ibiapina nasceu no dia 05 de agosto de 1806 na Fazenda Morro do Jaibaras, em Sobral, no estado do Ceará. Faleceu em Arara, Paraíba, em 19 de fevereiro de 1883.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Requerimentos da 42ª Sessão Ordinária

0794/09 – Ementa: Solicita a instalação de um bicicletário na Rua Diogo Gomes, nas proximidades da Farmácia Thomaz.
Autoria: Vereador Paulo César Lopes Vasconcelos (PRB).
Destino: Prefeito Municipal de Sobral, Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Município e Coordenadoria de Trânsito do Município.
0795/09 – Ementa: Solicita o piçarramento e a terraplanagem do trecho que liga a comunidade do São João ao Distrito de Aracatiaçu.
Autoria: Vereador Paulo César Lopes Vasconcelos (PRB).
Destino: Prefeito Municipal de Sobral e Secretaria de Infraestrutura do Município.
0796/09 – Ementa: Solicita a realização de palestras sobre a Semana Municipal da família, conforme Lei Municipal Nº 622 de 01 de setembro de 2005.
Autoria: Vereador Paulo César Lopes Vasconcelos (PRB).
Destino: Prefeito Municipal de Sobral, Secretaria de Educação do Município e a Presidência da Fundação de Ação Social do Município

MOÇÕES DA 42ª SESSÃO ORDINÁRIA

MOÇÕES
034/09 – Ementa: Apresenta MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES ao Exmo. Rev. Bispo Dom Antônio Fernando Saburido, OSB, pela Nomeação para Arcebispo de Olinda e Recife.
Autoria: Vereador Paulo César Lopes Vasconcelos (PRB), subscrita pelos edis: José Vytal Arruda Linhares, José Crisóstomo Barroso Ibiapina “Zezão” e Francisco Rogério Bezerra Arruda.
Destino: Nunciatura Apostólica no Brasil, Arquidiocese de Olinda e Recife e ao Colégio de Consultores da Diocese de Sobral.
035/09 – Ementa: Apresenta MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES à Comunidade Rainha da Paz pelo reconhecimento através do Decreto de Aprovação definitiva dos estatutos, como Associação Privada de Fiéis, emitido pela Diocese de Sobral.
Autoria: Vereador Paulo César Lopes Vasconcelos (PRB), subscrita pelos edis: José Vytal Arruda Linhares, José Crisóstomo Barroso Ibiapina “Zezão” e Francisco Rogério Bezerra Arruda.
Destino: Sra. Tásia Maria Montenegro Santiago, Sra. Rosana Maria Feijão Andrade e Sr. Antônio Barbosa de Castro.
038/09 – Ementa: Apresenta MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES aos padres da cidade de Sobral pelo transcurso do Dia do Padre, em 04 de agosto.
Autoria: Vereador Paulo César Lopes Vasconcelos (PRB), subscrita pelos edis: José Vytal Arruda Linhares, José Crisóstomo Barroso Ibiapina “Zezão” e Francisco Rogério Bezerra Arruda.
Destino: Padres da cidade de Sobral.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cid Gomes fala a favor de Ciro como candidato à presidência em 2010


O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), defendeu nesta segunda-feira, 3, que seu irmão, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), seja candidato à Presidência da República e não ao governo do Estado de São Paulo, como tem sido defendido por setores do PT e pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Acho temerário ir para a eleição com apenas um candidato da base do governo, sob risco de perder já no primeiro turno. Com apenas um candidato da base, o governador José Serra poderia ganhar no primeiro turno. A presença de Ciro pode assegurar um segundo turno, com a ministra Dilma Rousseff ou com ele, Ciro como segundo colocado", afirmou o governador.

Cid Gomes destacou que a grande popularidade do presidente Lula não significa necessariamente transferência de votos para Dilma. "É nesse campo que o Ciro pode entrar", afirmou.

Fonte : Agência Estado

CONVITE DESPEDIDA DE DOM FERNANDO