O Ministério da Saúde recebeu um lote de 50 mil kits para tratamento da gripe suína. O material será distribuído para os 68 hospitais de referência de todo o país para o atendimento aos pacientes infectados com o vírus Influenza A (H1N1). Até setembro, a pasta deve receber 750 mil kits e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) produzirá mais 150 mil. Cada conjunto contém 10 comprimidos de fosfato de osetalmivir, quantidade indicada para uma pessoa. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o tratamento é indicado apenas para pacientes com sintomas graves, fatores de risco e profissionais de saúde que trabalham diretamente com os doentes.Para evitar a automedicação e reduzir a probabilidade de resistência do vírus ao remédio, o medicamento não estará disponível no comércio.
Paulo Vasconcelos,
ResponderExcluirHouve uma falha na transmissão de informação sobre o Tamiflu. O Ministério da Saúde não proibiu a comercialização do medicamento.
O fabricante que, diante da repentina demanda mundial, priorizou a entrega dos medicamentos aos órgãos públicos de saúde.
Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde