O governador do Ceará, Cid Gomes, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezendes, assinaram o contrato de exploração da Usina de Itataia, na tarde desta quinta-feira (23), no Palácio Iracema.
A Usina de Itataia, que fica na cidade de Santa Quitéria, no Sertão Central do Ceará, irá explorar Urânio associado ao fosfato, pelos próximos 25 anos. Cerca de R$ 800 milhões serão investidos.
O empreendimento vai impulsionar a produção de fertilizantes agrícolas e nutrição animal, com o uso do fosfato, e a geração de energia elétrica, a partir do urânio. A previsão é que a operação do Consórcio Santa Quitéria signifique a quadruplicação da produção de concentrado de urânio e o aumento na produção brasileira de fosfatados em 10%.
Atualmente, o Brasil importa 50% do fosfatados que consome. O País terá mais 1.600 toneladas anuais de urânio com a mineração em Santa Quitéria, o que permitirá atender à demanda das novas usinas a serem construídas no país, de acordo com o Programa Nuclear Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário