Campelo Costa, D. Odelir, Palmira Soares, Veveu Arruda e Giovana Sabóia |
As comemorações pelos 60 Anos de Fundação do Museu Diocesano Dom José foram abertas oficialmente na ultima quinta-feira, 7 de abril de 2011, com a exposição “Campelo Costa e o Desenho Sobralense”. A exposição reúne 51 desenhos do arquiteto Antônio Campelo Costa e retratam a arquitetura de prédios históricos da cidade de Sobral. O evento é o primeiro da programação comemorativa, que ocorrerá ao longo deste ano.
Para a Diretora do Museu Dom José e Pró-reitora de Cultura da UVA, Giovana Mont`Alverne, celebrar os 60 anos do Museu é mais um momento de mostrar a sua importância e a sua trajetória como centro de pesquisas, espaço de artes e de preservação da história regional. “É uma data muito importante para uma reflexão maior sobre o papel social, o papel educativo que o Museu Dom José desempenha na cidade de Sobral e região Norte. Preservá-lo é um dever, uma obrigação nossa”, afirma Giovana.
Ainda segundo a Pró-reitora de Cultura, só no ano passado 8.400 pessoas visitaram o Museu, sendo 91% estudantes. “Nós temos, hoje, um Museu mais educativo, mais participativo. Já não se vem mais ao Museu somente para apreciar as peças e ir embora. O Museu Dom José é fórum de discussões para os estudantes que aqui chegam. O Museu é espaço de conhecimento, de estudo, de pesquisa, de reflexão sobre a formação da nossa sociedade”, afirma.
Durante a 9ª Semana Nacional de Museus, que acontecerá de 18 a 22 de maio de 2011, o Museu Dom José também terá programação alusiva aos 60 Anos. A Semana contará com atividades culturais e educativas para alunos da rede pública de ensino, visitação gratuita e com a palestra “Museus e Memória: construindo discursos sobre o patrimônio”, que será realizada no Centro de Ciências Humanas da UVA (CCH), no campus do Junco.
Museu Dom José
Fundado no dia 29 de março de 1951, pelo primeiro Bispo de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota, o Museu possui um acervo de mais de 30.000 peças, adquiridas entre os anos de 1916 e 1959, e preserva objetos representativos do cotidiano e da religiosidade da sociedade sobralense. Instalado em sobrado oitocentista, construído pelo Major João Pedro da Cunha Bandeira de Melo, em 1844, o Museu Diocesano Dom José é considerado o maior do Ceará e um dos maiores do Brasil em arte sacra e arte decorativa.
O Museu Diocesano Dom José tem a UVA como instituição mantenedora e está localizado na Avenida Dom José, 878, no centro da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário