quinta-feira, 7 de abril de 2011

Padre João Batista Frota recebe mais uma homenagem - Prêmio Betinho


Acontecerá no dia 12 de abril, às 9 h, na Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral, zona Norte do Ceará, solenidade de entrega do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, edição 2010. A escolha do homenageado se faz através de votação e no ano de 2010 foi escolhido o nosso querido padre João Batista Frota em reconhecimento por criar o  projeto Cabra Nossa de Cada Dia.
 O PRÊMIO
O Prêmio Betinho - Atitude Cidadã, lançado pelo COEP ( Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida ) em 2008, quer valorizar as pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra a fome e a promoção da cidadania. Quer ainda dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente da comunidade onde vive e acredita que cada um(a) – a seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio também quer ser um estímulo para que todos(as) encontrem sua forma de participação.
Em sua 1ª edição, a iniciativa recebeu cerca de 17.000 votos, provenientes de 674 localidades, e 33 (trinta e três) vencedores foram anunciados durante o II Encontro Nacional do COEP, realizado no Rio de Janeiro. Durante a solenidade pelo aniversário de 15 anos do COEP, a esposa de Betinho, Maria Nakano recebeu, simbolicamente, o troféu em nome dos vencedores, uma pequena escultura com a caricatura de Betinho feita pelo cartunista Ique, que cedeu o direito de uso de sua obra.
Padre João Batista Frota
Pe. João Batista atua, desde 1993, no projeto Cabra Nossa de Cada Dia. A iniciativa é desenvolvida nas comunidades rurais de Sobral (CE) e é voltada para a caprinocultura e para a extração de leite. Atualmente 236 famílias são beneficiadas com o acompanhamento de mais de mil animais.
O projeto repassa animais para as famílias carentes e melhora o rebanho a partir de ações como a construção de cercados e de locais cobertos para os animais. Nas reuniões bimestrais com os coordenadores comunitários é realizado o acompanhamento e levantamento das necessidades de cada família.
Para Pe.  João a importância desse trabalho é a melhoria da qualidade de vida da família toda. “É gratificante constatar que crianças ‘salvas’ com o leite de cabra ingressaram na universidade ou são pais e mães de família. Várias das agraciadas com uma cabra tem hoje um pequeno rebanho”, ressalta o voluntário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário